Benavila situa-se a norte da sede de Concelho, distando dela cerca de 6 km. Ocupa uma superfície de 65,6 km2, que correspondem a cerca de 11% da área do Concelho. De acordo com os últimos censos realizados em 2001, o número de habitantes é de 1017.

Benavila estende-se numa área relativamente plana, numa das margens da Albufeira do Maranhão, onde o branco das habitações se destaca dos coloridos campos que a rodeiam. A proximidade do lençol de água torna Benavila numa localidade privilegiada em termos de paisagem.

A designação de “Benavila” advém do facto de, durante vários séculos, esta povoação ser conhecida como “Buena Villa”, reportando-se à predominância de campos férteis em seu redor, que lhe valeram um papel preponderante no período de conquista da nacionalidade, ao assegurar o abastecimento da Ordem de Avis.

Nesta localidade encontra-se um pequeno templo construído no século XV que se destaca pela sua originalidade arquitetónica: a Capela de Nossa Senhora d’Entre Águas, cujo nome advém do facto de se situar na confluência das ribeiras de Seda e da Sarrazola. Nesta ermida encontra-se uma lápide que está classificada como Monumento Nacional.

Entre os mais destacados ex-libris de Benavila encontram-se os vinhos de excelência produzidos pela Fundação Abreu Callado, distinguidos com vários prémios nacionais e internacionais.

Fonte: Município de Avis